Mestre de Cerimonias - Etiqueta & Status

O Mestre de Cerimonia tem com o objetivo de dar status ao evento, que é organizado por cerimonialista de acordo com um conjunto de normas preestabelecidas. É o Mestre de Cerimonias quem dita a ordem hierárquica para determinar as regras de conduta em eventos oficiais ou particulares.

O Cerimonial é a prática da sociabilidade. Uma cerimônia bem sucedida irá refletir a organização da empresa ou da instituição onde ela acontece. De acordo com o tipo de evento ou local, o Mestre de Cerimonias se  baseia nas regras do Protocolo do Palácio do Itamaraty.

Mas o que é o protocolo?
O protocolo dita as regras que regem a cerimônia. O seu objetivo principal é estabelecer onde fica e quando entra cada um dos participantes hierarquicamente.

Assim, em alguns eventos, principalmente aqueles nos quais estão presentes várias autoridades em mesa solene, o protocolo responde a algumas perguntas:
Quem deve ser chamado primeiro?
Quem deve ficar ao lado de quem?
Quem irá falar primeiro?

Para o Mestre de Cerimonia, protocolo e etiqueta são instrumentos importantes e essenciais para que a realização do evento, pois esse segue um programa constituído por um conjunto de formalidades, mesmo sendo uma solenidade não-oficial.

A etiqueta possui um conjunto de formalidades adotado na sociedade, que estabelece as regras de tratamento entre as pessoas. Sua forma, uso, costumes e maneira de se portar são observados em festas, cerimônias e alguns atos solenes.

Hoje, no Cerimonial, foram estabelecidos decretos, regras, normas e leis para que os itens de protocolo fossem sempre estabelecidos à risca. Certas regras foram adaptadas ao Cerimonial privado para que existisse um parâmetro e fosse estabelecida uma seqüência lógica do Cerimonial, Empresarial, de casamento, de inauguração ou uma simples festas onde se queira dar um tom de Protocolo & Status.