Cerimonial

Cerimonial é uma palavra que ouvimos ou lemos com freqüência nos dias de hoje. Porém poucos sabem seu verdadeiro significado e principalmente conhecem a atividade profissional derivada desta palavra.

O cerimonial existe desde a antiguidade e suas características e importância variavam de povo para povo, de época para época. Basta consultarmos livros de história para sabermos como aconteciam as solenidades civis, militares, religiosas no Egito, Grécia, Roma, entre outras, na idade média e nos tempos modernos e contemporâneos.

Devemos evitar também uma confusão atualmente freqüente: Mestre de Cerimonias não é Cerimonialista que cuida da organização de eventos ou de festas ou banquetes, Mestre de Cerimonias é aquele que apresenta e da andamento ao evento observando as regras a etiqueta, e cuidando de uma correta postura social e profissional.

Mestre de Cerimonias cuida do conjunto de de formalidades, regras e normas, a serem seguidas na cerimônia oficial, em especial, definindo a sua seqüência lógica e regulando os diversos atos que compõe. Ele é responsável pelo conjunto de procedimentos a serem observados em eventos, festas, atos solenes.

Essas normas ou regras orientam e disciplinam o comportamento e a postura das autoridades, personalidades ou participantes em geral dos eventos ou acontecimentos, de ordem oficial ou não.

Desde a antiguidade até os dias atuais podemos classificar como modalidades:

cerimonial diplomático

Cerimonial Empresarial

Cerimonial Esportivo

Cerimonial de Casamento

Cerimonial de Festas

que derivam e são disciplinados rigorosamente por disposições legais, oficiais ou tradicão.